Da arte do bom cinema

Feriados servem para muita coisa. Para mim, ultimamente, têm servido para poder colocar em dia a mente com filmes novos e antigos que eu tinha vontade de ver. Foi o que fiz nestes DIAS SANTOS, com duas escolhas que passaram bem, mas bem longe disso: Inception (A Origem) e The Goodfellas (Os Bons Companheiros). Não se preocupem, não tem spoiler algum no texto.

Inception me deixou nervoso e atucanado a um ponto que filme algum tinha me deixado até então. Os primeiros 25 minutos de filme foram completamente transtornantes, e eu não tinha entendido ainda qual era a ideia da coisa toda – não havia lido nada sobre a história, nem mesmo a sinopse da capa do dvd. Obviamente, levei um tempo até entender a história, o tempo que o personagem do Leonardo Di Caprio leva para contar direitinho o que faz para viver.

A partir daí, porém, foi puro DELEITE horrorizado com a sucessão de fatos absurdos que teimava em acontecer. Em certo ponto, comecei a achar medonho todo o desenrolar da história, tentando imaginar onde tudo aquilo ia parar, mas jamais pensei que o final iria me destruir tanto.

Filmaço, filmaço. Mas…

Não sou um conhecedor profundo de cinema, do tipo que sabe distinguir diretores diferentes e tudo mais. Mas, claro, tenho os meus preferidos. E Martin Scorsese é o cabeça deste grupo. Só que, por insondáveis mistérios da humanidade (ou uma profunda falta de vergonha na cara), eu ainda não havia assistido The Goodfellas.

Não sei explicar por que esses filmes de máfia mexem tanto comigo. A cada cena, a cada novo desdobramento da trama toda, a minha vontade era de levantar do sofá e ficar vendo o resto do filme em pé – mesma sensação que eu tive quando assisti The Departed no cinema. Scorsese, puta merda, só faz petardos cinematográficos.

Em suma: provavelmente TODO MUNDO já assistiu os dois filmes a esta altura dos acontecimentos. mas se alguém não viu, toca ficha e ALUGA O DVD (não me vão assistir isso na tela do laptop, pelamor…). AGORA.

Chico Luz

Deixe um comentário

