Sobre prazeres e estupidez

Que fique claro: sou apaixonado por carros. Gosto muito de ver, andar, discutir, conhecer; enfim: tudo que envolva automóveis me interessa. E, por isso, poucas coisas me deixam tão irritados quanto sofrer dentro de um carro. Como aconteceu hoje, como tem sido frequente nos últimos meses.

O trânsito gaúcho em geral, e o de Novo Hamburgo em particular, é impraticável. Não por números absurdos de carros nas ruas, mas pela simples e pura estupidez de quem dirige e frequenta as ruas e estradas da cidade. As vezes, tenho a impressão de que todos os motoristas daqui aprenderam a guiar assistindo este vídeo:

Nesta terça-feira, tive que ir até Porto Alegre pela manhã e, olha, só faltou ver caminhão dando cavalinho de pau na BR-116. Aliás, não duvido que isso tenha acontecido, e fico meio impressionado ao lembrar do tempo e do estresse que é ir até a capital – curiosamente, voltar quase sempre é bem mais tranquilo. Nenhum sentido, obviamente, apesar de incrivelmente ainda conseguirmos chegar a PoA.

O que me leva ao assunto do post. Um dos temas que mais MOVIMENTA (haha) a SOCIEDADE (AHHAHAHA) hamburguense nos últimos dias é o destino do trensurb, obra que só está 35 anos atrasada. O projeto inicial previa sua chegada até o Centro, na frente do shopping center, mas agora isso está sendo discutido para que ele (o trem) pare na subutilizada e mal-localizada rodoviária.

Pois olha: se por acaso acontecer isso – sob as alegações de que VÃO DESMATAR O CENTRO (e suas cinco árvores em cima do esgoto a céu aberto chamado Luiz Rau), ou de que ONDE JÁ SE VIU UM TREM PARAR NO CENTRO DA CIDADE (só em todo mundo, mas vá lá…) -, Novo Hamburgo vai estar bem representada, com uma estrutura incompleta de concreto mostrando a vitória da estupidez.

E o pior é que eu acho que a estupidez vai ganhar. Uma pena. Por mim, o trem poderia passar na porta de casa, que seria a coisa mais prática do mundo – e me reservaria o carro para quando eu realmente quisesse usá-lo e pudesse usufruir disso. Como deveria ser.

Chico Luz

Deixe um comentário

